PNL1 Caminho do Xisto de Ferraria de S. João

tecto das ferrarias

Penela

O cenário da Aldeia de Xisto da Ferraria de São João é perfeito para emoldurar! Situada num vale a cerca de 640 m de altitude, a Aldeia da Ferraria de São João compõe-se das suas casas características de tom amarelado a acastanhado, construídas da rocha que atualmente quer tocar o céu, mas outrora já foi o fundo de um oceano.

É através do percurso pedestre Caminho do Xisto da Ferraria de S. João que se mostram várias perspetivas da incrível envolvente desta Aldeia de Xisto. Depois de percorrer os diversos caminhos rurais, onde se encontram hortas e alguns sistemas de irrigação antigos que utilizavam engenhos tradicionais para captar a preciosa água, prepare-se para as vistas panorâmicas de tirar o fôlego! Caminhando sobre rochas quartzíticas, terá a oportunidade de parar em diversos pontos de observação e apreciar a fantástica paisagem, com destaque para as estrondosas cristas quartzíticas que “caem” abruptamente no abismo.

Para terminar em beleza e de volta à envolvente rural, conheça a frondosa mata de sobreiros que protegeram a aldeia de Ferraria de S. João dos incêndios de 2017 e os seus currais comunitários, ex-líbris histórico da vida desta aldeia.

Este percurso não é aconselhado a famílias com crianças pequenas.

Recentemente, a Organização Mundial de Turismo (UNWTO) atribuiu o prémio Tourism Villages 2022, à Aldeia da Ferraria de São João e passou a integrar o Upgrade Programme, um programa que beneficia um conjunto de aldeias selecionadas entre aquelas que não preencheram a totalidade dos critérios. Assim, esta aldeia vai receber apoio da Organização Mundial do Turismo e dos seus parceiros para desenvolverem aspetos sobre como podem melhorar a sua posição durante o processo de avaliação.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Penela no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #penela.

Download da APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »