VVR3 Caminho do Xisto de Foz do Cobrão

geositio

Vila Velha de Ródão

A aventura do percurso pedestre Caminho do Xisto de Foz do Cobrão começa na margem do rio Ocreza e depois de ultrapassados os penhascos quartzíticos e os calhaus rolados, terá a oportunidade de contemplar a beleza impressionante das Portas de Almourão, um geossítio espetacular, integrado no Geopark Naturtejo e que lhe dará a “porta de entrada para as profundezas da Terra”.

É com os olhos nesta paisagem deslumbrante que se aproxima a povoação de Chão das Cervas e que se sobe até ao ponto mais alto do percurso, onde se avista a povoação de Vale do Cobrão.

A descida vai dar à ribeira do Cobrão, local onde se ultrapassam grandes penhascos quartzíticos e onde se começa a perceber que a água era um elemento fundamental para as antigas populações. O som da água permanece e avistam-se alguns açudes e seus reservatórios de água.

Caminhando por entre oliveiras e terrenos de cultivo chega-se à Praia Fluvial Penedo dos Cágados, local de lazer nos meses mais quentes de verão e que se destaca devido a um enorme bloco de quartzito que terá rolado encosta abaixo. O espelho de água está novamente relacionado com um açude conhecido como Cascata Poço de Mel e que servia para “alimentar” os lagares e moinhos que outrora serviam os habitantes da Foz do Cobrão.

Voltará a deparar-se com o rio Ocreza e as suas histórias de exploração de ouro relembrando-lhe que este lugar já foi percorrido por muita gente na procura do “danado amarelinho”. Chegado a este ponto, aproxima-se a hora de descansar na Praia Fluvial da Foz do Cobrão, até porque o final do percurso está já ali!

O percurso pedestre Caminho do Xisto de Foz do Cobrão não é aconselhado a famílias com crianças pequenas devido à sua distância, sinuosidade e dificuldade.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios.
Identifique a Geonatour e o Município de Vila Velha de Ródão no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #vilavelhaderodao.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »