Mealhada-Luso
A GR49 Grande Rota do Bussaco, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), desvenda e explora um dos territórios mais belos de Portugal, onde o património botânico, paisagístico, arquitetónico, religioso, militar e histórica se desvenda a cada passo.
Dada a elevada extensão desta aventura, esta pode ser dividida em diversos troços, para que o visitante tenha a oportunidade de conhecer a Serra do Bussaco, a Mata do Bussaco e os municípios circundantes de modo faseado, ao seu ritmo, tendo em conta o tempo que tem disponível.
Assim sendo, torna-se possível delinear três distintos ramais da GR49 Grande Rota do Bussaco: o Mortágua – Bussaco (com 21 kms), o Penacova – Bussaco (com 23 kms) e o Mealhada – Bussaco (com 12kms). Apesar de todos estes serem capazes de deliciar os verdadeiros amantes da natureza, existem algumas particularidades que torna cada um dos troços únicos e especiais.
O troço Mealhada – Bussaco da Grande Rota do Bussaco, desvenda alguns segredos da Região da Bairrada, indissociável de produtos gastronómicos de excelência como o vinho e o leitão. Conheça as azenhas de carpinteiros, a icónica vila do Luso, e a Porta das Ameias, que confere a entrada na estonteante Mata Nacional do Bussaco.
Não perca ainda a oportunidade de visitar o centenário Museu Militar do Bussaco, que se localiza no Luso, relativamente perto do final da GR49 Grande Rota do Bussaco Troço Mealhada – Bussaco.
A realização deste percurso não é aconselhada a famílias com crianças pequenas e a pessoas com necessidades especiais, devido à sua extensão e sinuosidade. Redobre a atenção nos troços compartilhadas com estradas.
Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Mealhadano Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #granderotadobussaco, #mealhada, #municipiodamealhada e #bairrada.
Download APP Geonatour
[…] só 3 é difícil e ficaria de fora a GR49 Grande Rota do Bussaco que gostamos bastante e ainda não podemos dizer que a conhecemos totalmente… e ainda o PR3 CNT […]