Percurso Interpretativo do Orvalho

Oleiros

O Percurso Interpretativo do Orvalho enquadra-se no projeto “Alma dos Lugares d’Aqui”, desenvolvido pela Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, e encontra-se localizado no município de Oleiros.

Com uma extensão de 4,2 kms, o Percurso Interpretativo do Orvalho surge no território do Geopark Naturtejo, uma área classificada de excelência, orientada para a preservação e observação de pontos de interesse geológico. O traçado acompanha parte do PR3 OLR GeoRota do Orvalho, que abrange vários geomonumentos classificados pela UNESCO.

Permita-se a imaginar que neste local, há mais de 540 milhões de anos, o mar assumia a sua presença. Apesar de ser surpreendente, assim o indicam os afloramentos rochosos que poderá contemplar durante esta aventura, mostrando modos de vida totalmente diferente daqueles que conhecemos atualmente.

No percurso Interpretativo do Orvalho, os passadiços de madeira levam os turistas a locais em que a paisagem promete impressionar, pintando-se um cenário no qual a serenidade típica da Beira Baixa é uma constante. No topo da crista quartzítica, sente-se confortavelmente, tome impulso e atreva-se a balançar-se num baloiço de madeira – ideal para obter alguma inspiração e também para um belo registo fotográfico, para que estes momentos possam perdurar no tempo.

Os moinhos junto da ribeira do Orvalho são outros locais de passagem, espelhando a cultura e o modo de vida das gentes locais que antigamente os usavam para moer milho, trigo, centeio e cevada que serviam de sustentos de várias famílias.

Mais à frente revela-se a riqueza da flora do território, na qual se destaca o medronheiro. É a partir desta planta de porte arbustivo de flores pequenas que cresce o medronho, amplamente utilizado para a produção de aguardente de medronho – bebida espirituosa, aromática e incolor.

O Percurso Interpretativo do Orvalho é aconselhável a famílias com crianças pequenas. Por outro lado, pessoas com mobilidade não devem realizar o percurso devido à sua sinuosidade.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour, Alma dos Lugares d’Aqui e o Município da Sertã no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #pinhalmaior, #almadoslugaresdaqui, #oleirosxplore, #oleiros e #geoparknaturtejo.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »