LNH1 Rota dos Dinossauros

praias

Lourinhã

A Rota dos Dinossauros desenvolve-se na Lourinhã, uma das regiões de Portugal mais ricas em fósseis de dinossauro do Jurássico Superior (com cerca de 150 milhões de anos), merecendo também um grande interesse e destaque internacional. Com diversas particularidades geológicas, a Lourinhã insere-se no território do aspiring Geoparque Oeste, e conta igualmente com um posicionamento geográfico estratégico, razão pela qual abundam os monumentos históricos e militares com ligação a uma das batalhas mais famosas em Portugal, a Batalha do Vimeiro onde o exército napoleónico, comandado por Junot, foi derrotado pelas forças anglo-lusas, comandadas pelo General Wellington, terminando assim a Primeira Invasão Francesa em Portugal.

A rota começa no centro da cidade, junto ao Museu da Lourinhã e segue em direção à Igreja de Stª Maria do Castelo, que oferece uma fantástica vista panorâmica. Seguem-se caminhos rurais e muita tranquilidade, até encontrar um belo moinho de vento.

A praia é o próximo local a visitar, onde um passadiço de madeira protege as dunas e permite um passo mais acelerado.

O caminho volta então ao domínio das arribas costeiras e mostra-nos alguns locais onde se encontraram ninhos e ovos de dinossauro.

O último local de interesse é o forte do Paimogo, também conhecido como Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, construído em 1674 e que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1957. É um exemplar quase único de fortificações posteriores à restauração, sem alterações arquitetónicas e faz parte de um conjunto de fortes construídos no reinado de D. João IV para defesa da costa contra possíveis investidas de barcos espanhóis.

A Rota dos Dinossauros é um percurso linear e a sua realização não é aconselhada a famílias com crianças pequenas. Pode ser realizado durante todo o ano, mas tenha especial atenção aos meses mais quentes do verão.

Antes de ir embora, aproveite os prazeres gastronómicos desta região e conheça o interior do Museu da Lourinhã, do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e do Dino Parque Lourinhã.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município da Lourinhã no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #lourinha e #geoparqueoeste.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »