Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sustentabilidade

A Geonatour é uma empresa inovadora que se desenvolve nas áreas das geociências e do geoturismo, com soluções técnicas na área da geologia, geotecnia e ambiente.

Concomitantemente promove o património geológico e natural de percursos pedestres através da sua Aplicação Geonatour e de experiências guiadas, valorizando os recursos naturais e respetivos territórios. A valorização e preservação dos recursos é, desta forma, uma questão central na maneira de estar da Geonatour, pelo que, assumindo os princípios da Carta Mundial do Turismo Sustentável, nos comprometemos a adotar medidas que eliminem ou reduzam os impactos da nossa atividade, bem como a otimizar a sustentabilidade da nossa operação, com base nos seguintes princípios e valores:

  • Promover a valorização do território, a conservação da geodiversidade e dos recursos, com a disponibilização de informação geológica e natural que acrescente valor ao destino e à sua oferta turística;
  • Promover a inclusão e a acessibilidade dos nossos serviços e atividades e lutar contra qualquer forma de exploração e discriminação;
  • Contribuir para a valorização e dinamização da economia local;
  • Promover princípios de sustentabilidade e de turismo responsável na nossa equipa;
  • Valorizar os negócios locais e fomentar a economia regional;
  • Promover sinergias entre stakeholders e agentes do destino e envolvê-los em práticas sustentáveis;
  • Consciencializar as pessoas para o respeito e conservação do meio ambiente;
  • Introduzir ações de melhoria sempre que possível.

Esta Política de Sustentabilidade atualizar-se-á sempre que as circunstâncias o exijam, adotando e publicando em ambos casos novos objetivos de sustentabilidade.

Manifesto de Sustentabilidade

Assumindo-se como uma plataforma de divulgação, promoção e valorização de rotas e percursos, a Geonatour reúne em rede os diferentes agentes económicos, disponibilizando aos clientes e parceiros uma ferramenta que contribui para uma oferta turística integrada, levando o turista a uma verdadeira conexão territorial nas vertentes sociais, ambientais, económicas e sustentáveis.

A nossa Política de Sustentabilidade traduz-se em:

Consciencializar as pessoas para as especificidades dos territórios

A Geonatour privilegia a comunicação digital, informando as pessoas das especificidades do território, recursos e património existentes, características geológicas e naturais, bem como outras informações relevantes.

Impulsionar o desenvolvimento local do Destino e o consumo de bens e serviços locais.

Promovemos as parcerias locais e os produtos endógenos dos territórios, contribuindo para a dinamização e fortalecimento da economia regional, a melhoria de qualidade de vida das suas gentes e a distribuição equitativa das receitas.

Promover o conhecimento das tradições e costumes da comunidade local

O convívio entre visitantes e comunidades locais deve ser harmonioso. Para tanto promovemos o conhecimento e respeito pelos costumes e tradições de cada região, tornando cada experiência diferenciadora.

Contribuir para a proteção, conservação e regeneração dos ecossistemas ambientais

Pretendemos fomentar o conhecimento sobre os ecossistemas e práticas sustentáveis que potenciem a sua conservação e valorização.

Respeitar a diversidade e a inclusão

Assumimos compromissos de tornar as nossas atividades e serviços mais inclusivos e acessíveis, na medida dos possíveis, para todos/as.

Incentivar o consumo e utilização responsável dos recursos

A preservação dos recursos é um dever de todos/as. Promovemos a utilização de recursos de forma sustentável, privilegiando os meios digitais, a ciência e a informação, envolvendo as pessoas em comportamentos e escolhas mais responsáveis e sustentáveis.

Promover a investigação, desenvolvimento e inovação

Através da nossa aplicação impulsionamos a valorização da ciência dos diferentes patrimónios e privilegiamos o desenvolvimento e a inovação na utilização dos recursos de cada território.

Conceder condições laborais dignas e justas

Não só nos regemos por valores de respeito pelas pessoas e suas condições de trabalho como pretendemos envolver os diversos stakeholders em práticas justas e empoderadoras das suas pessoas.

Biosphere Portugal