PR7 OHP Rota das Palheiras

Oliveira do Hospital

Enquadrado no projeto “Rios e Zonas Húmidas” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), o PR7 OHP Rota das Palheiras desafia apreciadores de percursos pedestres a, ao longo de 13,2km, embarcarem numa aventura repleta de contacto com a natureza e a cultura do território de Oliveira do Hospital.

Este desafio desenrola-se ao longo do maior rio exclusivamente português – o rio Mondego, e encontra-se integrado no “Sítio de Interesse Comunitário (SIC) Carregal do Sal”, da Rede Natura 2000.

Um dos momentos altos da caminhada será a passagem pelas Palheiras dos Fiais. Localizado em Fiais da Beira, este impressionante conjunto de 75 construções em granito encontra-se posicionado sobre um imponente afloramento granítico, formando amplas superfícies rochosas utilizadas pela população local como eiras naturais.

Era aqui, nestes locais, que os cereais após serem malhados, repousavam, e eram abraçados pelo sol que os secava. Posteriormente, a colheita seguia para as palheiras, onde era armazenada.

Mais à frente, as vistas deslumbrantes do miradouro da Penha e as diversas capelas datadas do século XIX são pontos de paragem altamente sugerida, pela sua paisagens estonteantes e beleza singular.

Segue-se o traçado junto ao rio Mondego – o maior rio inteiramente português, num percurso compartilhado com a Grande Rota do Mondego.

Para os mais curiosos que pretendam explorar a zona de Oliveira do Hospital fora do traçado da PR7 OHP Rota das Palheiras, a visita à Fonte do Carreira e à Anta da Cavada será uma oportunidade interessante.

Devido à extensão do percurso, a participação de crianças pequenas e pessoas com mobilidade reduzida é desaconselhada.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Oliveira do Hospital no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc e #oliveiradohospital.

Download APP Geonatour

Android iOS

Trackbacks & Pings

  • PR6 OHP Rota do Narciso - Geonatour :

    […] como a Anta da Arcainha, a Lagareta do Cascarro e a Sepultura da Fonte de Rei. Percorra a PR7 OHP Rota das Palheiras para conhecer outros locais de […]

    5 meses ago

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »