PR1 PRS Serra do Carvalho

Vila Nova de Poiares

No âmbito do projeto “Serras de Coimbra” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), o PR1 PRS Serra do Carvalho é, incontestavelmente, uma amostra da beleza natural do território português, desde a montanha até ao vale que, por estas bandas, é delicadamente serpenteado pelo rio Mondego.

Ao longo de 9,5 km deste percurso linear, no qual a descida é uma constante, destacam-se os bosques de carvalhos, espécie que, por ser tão abundante nesta área, concedeu a designação à serra onde se encontram.

Este é o habitat ideal para raposas e javalis, que, não tendo por esta zona predadores, vivem tranquilamente por estes espaços verdejantes. Também o veado, o corço e a águia-de-asa-redonda podem ser avistados pela Serra do Carvalho.

Mas não só por património natural é constituído este percurso. O PR1 PRS Serra do Carvalho inicia-se com a visita a um ponto de interesse histórico que relata o episódio mais fatídico do local desde que há memória. Trata-se do Monumento dos Aviadores, que homenageia os pilotos de 8 aviões da Força Aérea Portuguesa que aqui se despenharam no ano de 1955. A Capela de Nossa Senhora do Ar e o cruzeiro desenhado no solo são testemunho do impacto que este trágico acidente teve para a população.

Seguidamente, é pela ruralidade das aldeias do Carvalho e Soutelo, assentes sobre rochas xisto-grauváquicas, que o traçado avança até encontrar as sublimes margens do maior rio exclusivamente português – o rio Mondego.

Após a passagem pelo Açude do Louredo, ao chegar ao final do PR1 PRS Serra do Carvalho, o Louredo Natura Parque é local perfeito para descansar em sintonia com a natureza. Não desperdice a oportunidade de por aqui fazer um piquenique e conhecer a história secular deste ponto de interesse, uma vez que esta zona verde é recheada de histórias de partidas e chegadas das tradicionais Barcas Serranas.

A realização deste percurso não é aconselhada a famílias com crianças pequenas e a pessoas com necessidades especiais, devido à sua extensão.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Vila Nova de Poiares no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #poiares, #vilanovadepoiares, #visitpoiares, e #poiarescapriland.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »