Trilho das Árvores Notáveis

Luso

Inserido no projeto “Serras de Coimbra”, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), o Trilho das Árvores Notáveis, com 6,7 kms, desenvolve-se no coração da Mata Nacional do Bussaco, local de excelência para se apreciar a conexão perfeita entre património cultural e natural.

Elevado a uma altitude de 549 metros, este é um espaço notável, destacando-se pela variedade de espécies arbóreas presentes numa área de 105 hectares.

Apesar de, atualmente, restarem vestígios da vegetação autóctone da Mata Nacional do Bussaco, a introdução da primeira árvore exótica – o Cedro-do-Bussaco, hoje considerado um ex-líbris – foi realizada entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

Os frades Carmelitas Descalços, tendo escolhido a Mata Nacional do Bussaco para meditarem em isolamento, foram os primeiros responsáveis no processo de introdução de espécies.

Mas não só por árvores é composto este trilho. É também feito de histórias. Exemplo disso mesmo, é um dos episódios mais sangrentos das invasões napoleónicas a Portugal ter acontecido neste mesmo local, em 1810: A Batalha do Bussaco.

Da lista de elementos arquitetónicos e históricos da Mata Nacional do Bussaco, destaca-se o Palace Hotel do Bussaco que, sendo um símbolo do romantismo português, apresenta traços do estilo neomanuelino.

Também a Via Sacra da Mata Nacional do Bussaco é um exemplar de excelência, único no mundo e concebido à escala de Jerusalém.

Este percurso, devido à sua sinuosidade e à extensão do trajeto, não é aconselhado a pessoas com necessidade especiais.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município da Mealhada no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour, #regiaodecoimbra, #querconhecerte, #cimrc, #bussaco, #matadobussaco e #mealhada.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »