VVR5 Caminho da Telhada

comercio

Vila Velha de Ródão

Assente numa plataforma aplanada, correspondente ao terraço mais antigo do rio Tejo, o percurso pedestre do Caminho da Telhada atravessa um território de importância histórica.

Tem a oportunidade de andar sobre caminhos rurais, ladeados por paredes de xisto, e em especial, por um troço de uma importante e ancestral via que atravessava o rio Tejo e ligava a Barreira da Barca, Perais, à Lomba da Barca, no concelho de Nisa. Esta passagem relembrá-lo-á da utilidade destes caminhos na história do concelho através da presença de achados arqueológicos, nomeadamente de um pequeno túmulo e um lagar.

Na Barreira da Barca, contornando a duna de areia fina, e imediatamente a jusante, pode observar-se um vasto conjunto de cabeços esculpidos em afloramento de rocha, onde se amarravam os barcos. Até hoje permanecem alguns vestígios desses tempos remotos, onde é possível observar pormenores construtivos nos muros que ladeiam o caminho antigo e no piso ainda se conhece a técnica do carril, que consistia em justapor placas de xisto, dispostos em posição vertical, tal como era feito na construção de açudes.

Chegando ao topo da Barreira da Barca retempere energias e tire partido da paisagem panorâmica e siga pelo caminho assinalado, em direção ao Ribeiro das Ferraduras, assim conhecido pela existência de gravuras esculpidas na rocha em forma de ferradura.

Novamente em Perais, incentiva-se a ida à azinheira monumental, monumento natural que impressiona pela sua dimensão.

A realização do percurso pedestre do Caminho da Telhada pode ser efetuado por famílias com crianças. Tenham atenção à distância total e se for o caso, encurte o percurso numa derivação com sinalética.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios.
Identifique a Geonatour e o Município de Vila Velha de Ródão no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #vilavelhaderodao.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »