OFR2 Rota do Gaia

poços

Oliveira de Frades

A ligação entre a natureza, os vestígios recentes da presença humana e as histórias de um passado mais longínquo ajudam a criar a identidade da Rota do Gaia. Este percurso começa na antiga estação dos caminhos de ferro, em Arcozelo das Maias onde são visíveis os traços de riqueza em casarios graníticos e que mostram bem a abundância vivida em outros tempos.

Percorrem-se caminhos rurais dominados pela agricultura, mas a imersão na natureza começa pouco depois, quando se começa a ouvir o rio Gaia.

Enquanto se habitua à água a fluir, contemple a deslumbrante queda de água da foz da ribeira da Lavandeira, as marmitas de gigante (erosão provocada pela água nas pedras), encontradas no leito do rio, e a paisagem envolvente, repleta de núcleos de fauna e flora com elevado interesse ambiental.

Relativamente próximo, prepare-se para conhecer a imponente ponte do Gaia que serve a estrada nacional 16 (EN16), o Percurso Interpretativo do Gaia e a ponte de Coifas, uma ponte medieval que integrava a antiga estrada real, assente no espelho de água, que facilmente nos transporta para um cenário bucólico.

A Rota do Gaia deambula novamente pelo rio onde sobressaem os vários moinhos em ruínas e suas levadas, vestígios de como o homem e a Natureza outrora operaram em harmonia.

Com os devidos cuidados, aconselha-se este percurso a famílias com crianças pequenas. Pode ser realizado durante todo o ano mas tenha especial atenção aos meses mais quentes do verão e ao piso escorregadio durante os meses mais chuvosos.

Para que todos estes locais sejam descobertos por outros aventureiros ajude-nos a partilhar nas redes sociais, os percursos e o património dos diversos territórios. Identifique a Geonatour e o Município de Oliveira de Frades no Facebook e Instagram, utilizando o #walkingeonatour, #geonatour e #oliveiradefrades.

Download APP Geonatour

Android iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »